quinta-feira, 17 de junho de 2010

• O Xadrez Maranhense

O tabuleiro está montado. Vencer a partida vai depender da habilidade de cada jogador. No Maranhão, esse jogo de xadrez tem três lados. Roseana, com o PT de Domingos Dutra e Manoel da Conceição; Flávio Dino, agora sem os companheiros petistas e, por causa disso, com as mãos quase atadas; e Jackson Lago, jogando com as táticas do PSDB. Ocorre que a etapa maranhense do jogo vai depender dos resultados dos jogos que estão em andamento na sede do campeonato, Brasília.

Movimentando as pedras com uma habilidade impressionante, Roseana avança no tabuleiro transpondo obstáculos nada fáceis: a greve midiática no Plenário da Câmara Federal e a resistência de todo o lado mais poderoso do PT maranhense. Aguarda com certa tranqüilidade a definição do DEM, e até já fala no PCdoB do adversário Flávio Dino, que acaba de fechar lá em cima com a companheira Dilma Rousseff. A favor da governadora está também a própria aliança com o Partido dos Trabalhadores, uma referência para que outros partidos da oposição incorporem-se à candidatura do PMDB

Flávio Dino já admite desistir da candidatura majoritária desde que seja para formar uma ampla aliança de oposição que inclua o PDT de Jackson Lago e o PSDB do (ainda) desafeto João Castelo. A saída de Flávio Dino da disputa passa necessariamente, e também, pelas negociações entre os diretórios nacionais dos três partidos.

Jackson Lago também enfrenta sérias dificuldades para a formação de alianças e da própria chapa. O problema aí é que o PCdoB de Flávio Dino já fechou com Dilma e o PSDB de Roberto Rocha e João Castelo é o mesmo PSDB de José Serra. Além isso, Jackson ainda não tem segurança da própria candidatura, já que o TSE ainda não decidiu se a Lei da Ficha Limpa vetará ou não o registro a candidatos condenados por um colegiado. Jackson foi cassado por abuso de poder econômico em abril de 2009. O projeto Ficha Limpa virou Lei em 4 de junho de 2010.

Quem conhece o xadrez sabe que nesse jogo político maranhense Flávio Dino está para rei, a peça mais importante do jogo, e Roseana representa a rainha, poderosa e se movimentando em qualquer direção. A Jackson Lago não se pode ainda dar a figura da torre: ele avança em direções diferentes, mas ainda não está totalmente livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa