quinta-feira, 8 de julho de 2010

• A Marca do Brasil


Lançado oficialmente ontem em Joanesburgo, na África do Sul, a logomarca oficial da Copa do Mundo 2014, no Brasil, foi escolhida por famosos e entendidos, como Ivete Sangalo (toc, toc, toc), Oscar Niemeyer, Hans Donner, Ricardo Teixeira (Ave Maria, Cheia de Graça...) e Gisele Bündchen. A imagem tem o desenho da Taça do Mundo formada por mãos em verde e amarelo, e o ano da Copa. Notáveis á parte (e que se danem eles), a minha interpretação é simplezinha: a marca é o próprio símbolo da roubalheira e da corrupção, dos ladrões que escravizam o Brasil. Representa com propriedade os políticos e dirigentes brasileiros que metem a mão no dinheiro público. Aquelas mãos são as mãos do Ricardo Teixeira, do Zé Dirceu, do Carlos Alberto Ferreira. Um dos dedos deve ser do Paulo Maluf, outro do Jackson, outro do Paulo Valério, provavelmente dois ou três do Raimundo Boca Quente. Vou até sugerir ao comitê organizador da Copa 2014 que seja feita uma réplica gigante do símbolo para colocação na Praça dos Três Poderes, aquele amplo espaço aberto na Capital Federal entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República. Aliás, se você reparar bem na imagem, vai ver que uma das mãos só tem quatro dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa